Período fértil: você quer engravidar? Aprenda a calcular
agosto 7, 2017
O que é período fértil? É justamente o intervalo exato no qual a mulher deve ter relações sexuais se ela quer engravidar.
A maioria das pessoas sabe disso, mas a grande a dúvida dos casais é como calcular período fértil para quem quer obter sucesso neste objetivo.
Veja nossas dicas de como saber como calcular o período, a relação entre ovulação e período fértil e a menstruação.
Período fértil: como calcular a probabilidade
Antes de se deparar com dúvidas sobre o que é sexagem fetal ou Síndrome de Hellp, a mulher que quer engravidar vai se deparar com outro termo: período fértil.
E para saber o período fértil, que é justamente o momento em que ela está apta para ficar grávida, a mulher ou o casal, devem estar atentos à menstruação.
Muita gente até tem dúvidas se o período fértil é antes ou depois da menstruação. Mas o cálculo que deve ser feito sempre deve ser levada em consideração o primeiro dia do fluxo menstrual.
Ou seja, a mulher deve contar o 14ª após o início da menstruação, como o mais provável para estar em ovulação, que é o momento ideal para engravidar.
Então, para quem tem um ciclo menstrual regular de 28 dias, a tabela período fértil vai apontar a ovulação no 14ª dia antes ou após a menstruação.
Normalmente, o período fértil da mulher gira em torno de 6 dias, e está concentrando em três dias antes e três dias depois deste 14º dia após a menstruação.
É neste momento que o óvulo maduro sai do ovário para as trompas em direção ao útero e fica vulnerável a ser penetrado por um espermatozóide, que dá início à gravidez, ou seja, o momento exato da concepção.
Quando não existe a fecundação, o óvulo morre e se desfaz, sendo eliminado com a menstruação.
Mas é importante saber que esse cálculo só é válido para quem tem o ciclo regular. Se a mulher menstrua em intervalos irregulares, fica muito difícil saber o período fértil.
Mas quem está querendo engravidar e não tem conseguido, calcular a probabilidade do dia ou período da ovulação pode ser uma ótima opção principalmente para pessoas que viajam muito por compromissos de trabalho.
Porque as relações sexuais podem estar ocorrendo justamente fora do período da evolução.
Então assim fica mais saber as chances de engravidar após uma relação sexual.
Calculadora do período fértil: veja como é
Além do cálculo do dia exato da ovulação, outros sinais também revelam que a mulher está ovulando.
Entre eles, é apresentar um muco vaginal, sem cheiro, e na consistência de uma clara de ovo.
É justamente esse muco que faz com que os espermatozóides deslizem mais facilmente em direção ao óvulo.
Além disso, a temperatura corporal da mulher fica levemente mais alta.
As mulheres que têm ciclo irregular e querem saber qual o período fértil também deve ficar atenta a esses sinais, e outros, como libido aumentada e até uma dores laterais leves.
Mas para quem quer saber com mais exatidão, existe até uma calculadora período fértil, vendida em algumas lojas especializadas.
É um espécie de certificado ou tipo de tabela período fértil na qual basta inserir o primeiro e o último dia da menstruação e a duração do ciclo.
Na ocasião do período fértil também há um aumento do hormônio LH na urina e esse dado também pode ser utilizado como forma de saber o período fértil.
Mas se a pessoa questiona: “Estou no meu período fértil e tive relação no período fértil, como saber se estou grávida?”, a única forma de ter certeza é realmente através de um teste de gravidez.
Embora haja grandes chances de ter ocorrido a concepção, mesmo com técnicas como o coito interrompido, só será possível ter certeza, antes de um possível atraso na menstruação, desta maneira.
Portanto, para eliminar qualquer dúvida, existem testes que podem ser comprado até em farmácia e os de laboratório, que têm resultado inquestionável.
0 Comentários