Parto normal de gêmeos: será que é possível?
outubro 4, 2017
O parto normal de gêmeos é uma questão que provoca muitas dúvidas nas grávidas.
Mas será que é possível que as grávidas insistam para ter um parto normal ou natural quando a gestação é de gêmeos?
Continue lendo e esclareça as questões sobre esse assunto.
Parto normal de gêmeos: o que é mito e o que é verdade?
Normalmente, quando vemos vídeos de parto de gêmeos, é quase sempre com a realização de partos cesáreas, ou seja, a grávida precisou passar pela cirurgia, por diversos motivos.
Isso faz a maioria das grávidas pensar que a cesárea é a única maneira de realizar um parto de gêmeos.
Mas não é verdade que o parto normal de gêmeos não é possível. É possível sim e, inclusive, a mãe pode optar até por um parto humanizado, pelo método natural.
Para quem não estiver acreditando, para comprovar também tem vídeo de parto normal de gêmeos.
Mas antes de seguir, só um explicação: o método natural é o parto realizado por via vaginal, mas sem intervenções médicas como anestesias ou episiotomias na mãe, e algumas outros procedimentos nos bebês.
Enquanto o parto normal, também é via vaginal, mas permite a realização de intervenções médicas.
Mas optar por um parto normal de gêmeos também traz muitas vantagens, entre elas, a recuperação da mãe é mais rápida, assim como a descida do leite para amamentar o bebê.
Antes disso, caso seja orientada e assistida pelo seu obstetra, se a gravidez se mantiver a termo (ou seja, no período adequado acima de 37 a 41 semanas para a realização do parto), os bebês nascerão com pulmões, intestinos e sistema imunológico totalmente desenvolvidos.
Parto de gêmeos: normal ou cesárea?
É claro que uma gravidez de gêmeos requer cuidados mais intensivos do que uma gravidez de uma única criança. O risco de parto prematuro é maior, assim como incidência de pressão alta e diabetes gestacionais.
Mesmo o parto normal sendo possível, o obstetra César Saviolo Damaceno, alerta sobre os riscos. “Há riscos sim. As gestações gemelares tem parto prematuro em 40% a 50% das vezes”.
O obstetra revela quando o parto normal é indicado: “Na maioria das vezes em que o bebê que está na frente para nascer se acha em apresentação cefálica (encaixado com a cabecinha para baixo), o parto normal costuma ser a melhor escolha”, diz o médico.
Mas não é possível estabelecer um parto normal de gêmeos passo a passo, descrevendo como serão todas as etapas e os períodos em que cada reação do corpo vai acontecer.
A verdade é que o parto normal de gêmeos precisa ser muito bem acompanhado e monitorado, assim como a cesárea, porque a gravidez gemelar exige muitos cuidados. “A grávida que insistir em um parto normal de gêmeos precisa de um obstetra experiente. E corajoso!”.
Segundo o obstetra alguns fatores que podem ocorrer. “O que pode acontecer é um descolamento da placenta após o nascimento do primeiro bebê, pondo em risco a vida do segundo”, diz Damaceno.
Outro fator apontado pelo médico: a incidência de prolapso do cordão ao se romper a bolsa. “Isso impede a chegada de sangue com oxigênio a um dos bebês, o que também é muito perigoso. Outro fato: após nascer um bebê, o outro pode sofrer mudança na sua posição dificultando seu nascimento”, diz o obstetra.
Outra possibilidade apontada pelo médico: “Ocorrendo a colisão de gêmeos, quando o primeiro a nascer tem sua saída travada pelo corpo do outro, que ocorre quando o primeiro estava sentado e o segundo não. Neste caso, parto vai se tornar impossível, é perigoso, apesar de já ter nascido a maior parte do corpo do primeiro”.
É preciso então avaliar muito bem o corpo da mãe, o desenvolvimento da gravidez e dos bebês, e, também, a vontade da grávida e a possibilidade do desejo ser atendido.
Por isso, é preciso reforçar que talvez o primeiro possa nascer por parto normal, enquanto o segundo nasça através de uma cesárea, devido a sua posição ou esses outros fatores.
Na avaliação da gravidez semana a semana, quando chegar a hora de realizar um ultrasson, quando a gestação estiver mais avançada, vai ser possível conhecer as posições que estão os dois bebês.
Parto normal de gêmeo: vídeo emocionante
O parto humanizado em casa, segundo o obstetra, não é aconselhável na primeira gravidez. “Para quem já teve um parto normal é possível, mas para partos de baixo risco, desde que se tenha condição de chegar em uma maternidade dentro de 15 minutos, se algo se complicar!”, diz Damaceno.
Mesmo assim, ele alerta que podem ocorrer desfechos fatais para parturiente ou o bebê, e 15 minutos serem muito tempo para serem evitados.
Para quem quiser ver algumas imagens de parto normal de gêmeos, selecionamos aqui um vídeo de um parto humanizado bem sucedido.
Neste caso, a mamãe já tinha tido um parto normal antes.
Neste vídeo “parto normal de gêmeos”, o primeiro bebê nasceu, mas levou outras três horas para o segundo chegar.
Vale a pena ver. As imagens do nascimento de um bebê são sempre emocionantes. E de dois então, o sentimento é dobrado!
0 Comentários