Método Billings para engravidar
outubro 16, 2017
Você sabia que o Método Billings é outro método natural de regular a natalidade, além da tabelinha?
Ele é um método anticoncepcional natural ou ainda uma forma de a mulher conseguir engravidar usando o conhecimento do seu próprio corpo.
Continue lendo e veja como utilizar essa metodologia.
Checagem do muco cervical: Método Billings
O Método Billings para engravidar surgiu a partir de estudos do médico John Billings. As conclusões das pesquisas apontaram que era possível reconhecer o período fértil da mulher, a partir de sinais do seu próprio organismo.
Para isso, é preciso entender que todo o sistema reprodutor feminino trabalha a cada ciclo da mesma forma. Depois que o óvulo é liberado pelo ovário, ele chega à tuba uterina e aguarda o espermatozóide por 24 horas para ser fecundado.
Quando isso não ocorre, as paredes do endométrio descamam, vem a menstruação e acaba o ciclo. E é justamente em verificar esses sinais que ocorrem após a menstruação em que consiste esse método para engravidar ou para evitar a gravidez.
Mas de nada vale contar os dias após a menstruação para checar o período da ovulação quando a mulher não tem ciclo menstrual regulado. No Método de Ovulação Billings, tabela não é a forma de checar esses sinais.
No Método Billings passo a passo é preciso observar essas reações do corpo feminino. A primeira coisa é perceber que há mudanças na umidade da vagina. Logo após a menstruação, a vagina fica seca, mas lentamente ela começa a ficar úmida, isso indica que a ovulação está chegando.
Na menstruação, apresentam-se cinco dias inférteis, enquanto logo após são mais seis dias inférteis, na sequência, quando a vagina apresenta baixa umidade e mais umidade, são mais 4 dias férteis.
É preciso lembrar que o período é fértil, mesmo ainda não tendo ocorrido a liberação do óvulo, porque o espermatozóide sobrevive 72 horas no organismo da mulher e pode resistir até o momento da liberação e assim possibilitar a fecundação.
Com o passar de poucos dias, surge um muco natural que tem consistência de clara de ovo, ele pode até ser pinçado com os dedos e tem consistência meio elástica.
Quando esse muco cervical sai da vagina, isso significa que a mulher está no período fértil, ou seja muco cervical=ovulação. São dois dias altamente férteis. Assim, caso queira engravidar deve ter relações sexuais neste período ou se não quiser engravidar, pode usar esse conhecimento como um contraceptivo natural.
Foi justamente através do Método de Ovulação Billings que muitos casais que não tinham qualquer problema fisiológico para engravidar conseguiram obter sucesso, porque souberam aproveitar exatamente o momento, fizeram o teste de gravidez e perceberam o resultado positivo.
Já outras mulheres que sabiam que os maridos tinham baixa contagem de espermatozóides e precisava otimizar ao máximo as chances de engravidar, conseguiram o feito com o uso do Método Billings.
Método Billings: como fazer?
Só para reforçar, no Método Billings, tabela não é necessária. Existem três formas de realizar a auto-observação: percepção da umidade da vagina, análise do muco e temperatura corporal.
Uma indicação para começar a usar o método do muco cervical é ficar sem contato sexual durante duas semanas e começar a anotar à noite, diariamente, como está a secreção da vagina.
Durante o dia também é possível sentir como está a secreção. Por exemplo, sentir se a vagina está seca, pouco úmida, muito úmida e escorregadia. O momento em que está escorregadia é justamente quando existe esse muco cervical que denuncia a ovulação.
No caso de checagem da temperatura, é preciso observar que a temperatura normal do corpo da mulher é de 36º graus. Quando ela está ovulando, a temperatura pode subir até 1º grau em relação ao normal.
Mas para saber com propriedade sobre essa técnica, o mais indicado é realizar um curso de MOB (Método de Ovulação Billings), que tem instrutores espalhados pelo Brasil. Inclusive, até algumas igrejas indicam o Billings como um método contraceptivo natural e tem instrutores para ensinar os casais a usá-lo.
Contraceptivo natural: método ajuda a reconhecer o corpo
O método revela-se muito útil principalmente alguns fatores como tabagismo, alcoolismo, obesidade, magreza extrema, fatores genéticos, exposição a agentes químicos, até práticas exageradas de exercícios e até estresse podem alterar a fertilidade feminina.
Então, apenas 14% das mulheres têm ciclo menstrual regulado. Com o método, essa observação do corpo vai apontar o momento exato da fecundação e se ele realmente está ocorrendo.
Mas é preciso muita atenção com as reações do próprio corpo, e muito diálogo com o parceiro, para que a concepção ou a contracepção ocorra de forma planejada.
Se a gestação for a condição desejada, não houver qualquer empecilho fisiológico e o casal fizer tudo diretinho, as chances de sucesso do Método Billings serão grandes. Depois, é só curtir a gravidez, cada fase até chegar o momento de saber com quantas semanas o bebê nasce! Outra fase maravilhosa!
0 Comentários