facebook.com/guiamaecoruja/ Instagram Pinterest Google+ Twitter
ANUNCIE

Guia da mamãe

Materiais para tornar seu dia-a-dia mais prático; planilhas, templates, listas e muito mais !

Newsletter

Guia de fornecedores

Gravidez na adolescência: riscos e consequências
setembro 20, 2017

Gravidez na adolescencia riscos e consequencias

Muitos pais pensam que atualmente com o número de fontes de informação, os jovens vão evitar a gravidez na adolescência.

Mas segundo dados do IBGE, divulgados pelo Ministério da Saúde em maio de 2017, até o ano de 2015, 18% dos nascimentos de bebês no país ainda foram de mães adolescentes.

Outro dado preocupante divulgado pelo Ministério é que 66% dessas gestações foram indesejadas.

Continue lendo e saiba aqui tudo sobre gravidez na adolescência, desde  causas, riscos a como lidar com a questão.

Gravidez na adolescência: resumo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a adolescência é compreendida entre os 10 e os 19 anos de idade. Já por lei brasileira, a adolescência está entre os 12 e os 18 anos.

Então quando se pergunta o que é gravidez na adolescência, é justamente uma gestação ocorrida nesta faixa etária.

Neste período, fase de transição da criança para a vida adulta, ela é bombardeada de hormônios que vão mudar o seu corpo e dar início aos impulsos sexuais.

O fato é tão notório, que já não é tão comum casos de meninas de 10, 11 e 12 anos, com vida sexual ativa e, portanto, sujeitas tanto a uma gravidez na adolescência, quanto ao contágio de doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.

Por isso, inclusive, hoje a vacina contra o vírus HPV é disponibilizada para meninos e meninas até 13 anos, porque eles devem ser imunizados antes do início da vida sexual.

Gravidez na adolescencia riscos e consequencias

Mas com tantas informações na internet e até em produções de TV, como documentário “gravidez na adolescência”, quais as principais causas da gravidez na adolescência nos dias de hoje?

Muitos acreditam que existem algumas causas para isso, como, ocorrência da primeira menstruação muito cedo, o que dá um start nos impulsos sexuais e início da vida sexual antes da devida informação sobre o assunto.

Histórias de gravidez na adolescência relatam que muitas sequer sabem que precisam fazer um teste de gravidez e reconhecer que  enjoos, tonturas, sonolência excessiva, atraso na menstruação são alguns dos sintomas da gravidez.

Além disso, a falta de perspectiva e projetos futuros, violência sexual fora e dentro de casa, além de outros conflitos familiares podem apontar para causas da gravidez na adolescência.

Falta de diálogo e carinho dos pais também podem fazer que muitas jovens provoquem uma gestação para tentar casar-se precocemente e sair de casa.

Gravidez na adolescência: riscos para mãe e o bebê

 

A gravidez na adolescência e suas consequências passam por riscos para as próprias gestantes adolescentes e as crianças nascidas delas.

O primeiro risco é não cuidar-se adequadamente, para promover um pré-natal seguro, com orientações médicas e que possibilitarão receber as devidas informações, tanto em relação aos cuidados com a gravidez, quanto com a própria vida sexual, iniciada precocemente.

Quanto o assunto é gravidez na adolescência, depoimentos dão conta que por medo de contar aos pais ou a adultos responsáveis, as adolescentes podem passar por diversos problemas físicos, emocionais e até socioeconômicos.

Alguns dos riscos, especialmente quando as meninas estão entre 10 e 14 anos, é de não saber que o seu corpo ainda está em fase de formação e que precisa de nutrientes para o desenvolvimento do bebê.

Para o bebê, por exemplo, pode ocorrer incidência de baixo peso, já que a mãe pode estar carente de nutrientes fundamentais para o bebê; problemas de saúde e desenvolvimento.

Gravidez na adolescencia riscos e consequencias

Já as mães adolescentes podem ter mais abortos espontâneos, o que pode gerar riscos de hemorragia, especialmente quando não produzem os cuidados adequados.

A gravidez na adolescência também pode provocar risco de anemia nas mães. Por isso, o pré-natal é tão importante, porque para isso não ocorrer os obstetras vão recomendar ingestão de ácido fólico.

A anemia pode, inclusive, levar a partos prematuros, com bebês nascendo antes da 37ª semana.

Além disso, muitas grávidas adolescentes podem passar por problemas como terem medo de serem rejeitadas socialmente, terem diversos problemas com a família, rejeitarem o próprio bebê, por não terem maturidade emocional para assumir uma tarefa tão grande.

Muitas vezes, as crianças nascidas de mãe adolescentes são criados pelos avós, que vão ter que providenciar da lista de enxoval de bebê, alimentação, educação e sustento por boa parte de suas vidas.

Gravidez na adolescência no Brasil e nos EUA

Segundo a última coleta de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de adolescentes grávidas caiu 17% entre 2004 e 2015.

Segundo dados do Sistema de Informação sobre os Nascidos Vivos, em 2015, as crianças nascidas de mães adolescentes representavam 18% do número de crianças nascidas vivas no país.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde em maio de 2017, apontam essa queda para as mães de 10 a 19 anos, período que abrange a adolescência.

Em 2004, segundo o Sistema de Informação sobre os Nascidos Vivos, apontaram que nasceram 661,2 mil bebês de mães desta faixa etária. Já em 2015, nasceram 546,5 mil em 2015, com mães na mesma faixa.

A explicação para a queda pode ser programas sociais que aproximam adolescentes de profissionais da saúde, que promovem mais informações e cuidados, especialmente para as adolescentes de baixa renda, onde está a maior faixa de incidência de gravidez na adolescência.

Gravidez na adolescencia riscos e consequencias

Mas a gravidez na adolescência não é um problema exclusivo de países subdesenvolvidos. A própria superpotência, os Estados Unidos, também sofre com as estatísticas: o país está no primeiro lugar entre os países desenvolvidos.

Por lá, embora tenha sido registrada em 2015 uma queda de 8% em relação ao ano anterior, 229,715 mil bebês nasceram de mães adolescentes, isso representou uma taxa de 22,3 por 1.000 mulheres nesta faixa etária.

Segundo informações do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, a queda pode ter sido ocasionada por mais abstinência e uso de métodos de controle da natalidade.

Gravidez na adolescência: como evitar

Praticamente todo artigo de opinião “gravidez na adolescência”, aponta que a principal maneira de evitar que ocorra uma gravidez na adolescência é promover diálogo entre pais e filhos, além de muita informação e boa educação sexual dentro da família e da escola.

Além disso, os pais devem apontar sistematicamente a importância da prevenção, com o uso de métodos contraceptivos, como a pílula, e a camisinha, que vai proteger os adolescentes, inclusive, de doenças sexualmente transmissíveis.

O Ministério da Saúde brasileiro distribui a pílula combinada, anticoncepção de emergência, minipílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, diafragma, além de camisinhas masculinas e femininas.

Ainda assim, é fundamental uma consulta com um ginecologista, que vai informar sobre vida sexual  e receitar o melhor contraceptivo para a adolescente.

Por isso, a proximidade de pais e filhos é um dos meios melhor sucedidos de prevenção.

Além disso, para evitar a gravidez na adolescência, que pode ser de alto risco, em alguns casos, além do uso dos métodos contraceptivos e apoio de projetos de prevenção da gravidez na adolescência,  a OMS (Organização Mundial da Saúde) também indica limitar casamentos antes de 18 anos.

Caso a gravidez já tenha ocorrido, a maior orientação é dar amor e ficar perto. Pais devem apoiar, informar sobre os cuidados e proteger os adolescentes, que certamente estarão amedrontados diante do novo cenário. A ordem é compreensão em família! Isso vai ajudar muito, tanto a adolescente grávida, quanto o bebê que está chegando.

Gravidez na adolescencia riscos e consequencias

 

Post Relacionados

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Post Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Como engravidar rapido 9 dicas e truques
Como engravidar rápido? 9 dicas e truques
Método Billings para engravidar
Método Billings para engravidar
Parto normal de gemeos sera que e possível
Parto normal de gêmeos: será que é possível?
Gravidez na adolescencia riscos e consequencias
Gravidez na adolescência: riscos e consequências
Alimentação |Nutrição Amamentação Calendário de Vacinação Comportamento Desenvolvimento Educação do bebe recém nascido Saúde do Bebe
Funchicoria vilao ou mocinho
Funchicória: vilão ou mocinho

A Funchicória é um fitoterápico conhecido por mães de várias gerações....

O que é o parto de lotus
O que é o parto de lótus?

O parto de lótus é uma prática que possibilita que o...

Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebes e crianças
Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebês e crianças

Quando os pais pensam no enxoval do bebê, às vezes, encontram...

Alimentação |Nutrição Calendário de Vacinação Comportamento Desenvolvimento Educação infantil Saúde da criança
O que é o parto de lotus
O que é o parto de lótus?

O parto de lótus é uma prática que possibilita que o...

Exercicios para criancas de acordo com a idade
Exercícios para crianças de acordo com a idade

Exercícios para crianças melhoram o desenvolvimento motor e intelectual, a autoestima...

Escola de Educação Infantil em São José dos Campos: os métodos de ensino
Escola de Educação Infantil em São José dos Campos: os métodos de ensino

Em breve começa a temporada das matrículas e você vai ter...

Brinquedos Jogos e Brincadeiras Livros Passeios Viagens
Jogos educativos para crianças de 2 anos
Jogos educativos para crianças de 2 anos

Brincar proporciona um desenvolvimento geral do ser humano, por isso, os...

Jogos para criancas de 11 anos divirta-se
Jogos para crianças de 11 anos: divirta-se

Os  jogos para crianças de 11 anos são maneiras de estimular...

Exercicios para criancas de acordo com a idade
Exercícios para crianças de acordo com a idade

Exercícios para crianças melhoram o desenvolvimento motor e intelectual, a autoestima...

Aniversário de menina Aniversário de menino Batizado Chá de bebê Comidinhas Datas Especiais Lembrancinhas
Decoração de príncipe: mais de 25 ideias para uma festa linda

Quem é mãe de menino sabe que uma festa com decoração...

X temas de decoraçao para cha de bebe
8 temas de decoração para chá de bebê

Depois de tantas expectativas ao longo da gravidez, chega a hora...

Checklist para aniversário da Frozen o que nao pode faltar
Checklist para aniversário da Frozen: o que não pode faltar

Desde o lançamento desta animação em 2014, o aniversário da Frozen...

Gêmeos Lista de Enxoval do bebê Quarto de menina Quarto de menino Utilidades
Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebes e crianças
Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebês e crianças

Quando os pais pensam no enxoval do bebê, às vezes, encontram...

Baba eletronica conheca essa aliada
Baba eletronica conheca essa aliada

Cuidar do bebê não é tarefa fácil, mas ninguém pode dizer...

Como decorar um quarto de menina pequeno

Se você quer decorar um quarto de menina pequeno, saiba que...

Cotidiano Diário da Mamãe Carol Diário das Leitoras Receitas
Adotar criança: saiba tudo sobre esse assunto

Adotar criança é um ato de amor incondicional que deve vir...

Baba eletronica conheca essa aliada
Baba eletronica conheca essa aliada

Cuidar do bebê não é tarefa fácil, mas ninguém pode dizer...

a descoverta de uma gravidez gemelar
A descoberta de uma gravidez gemelar

Olhos arregalados, coração acelerado, lágrimas nos olhos, risada, emoção. Medo, amor...