Brinquedos educativos: entenda os benefícios
março 27, 2017
A imaginação das crianças é sem limite e as brincadeiras são uma excelente maneira de despertá-la. Imagine se associados a isso, elas estiverem estimulando seus potenciais com os brinquedos educativos?
Nomalmente, os brinquedos pedagógicos exercem funções que ajudam a desenvolver as crianças em suas várias fases de absorção de conhecimento.
Confira neste post, tudo o que eles podem fazer por seus filhos.
Brinquedo educativo: por que investir nele?
Entre as várias funções dos brinquedos educativos, estão a estimulação da concentração, despertar a fantasia e aumentar a memória.
Além disso, podem ajudar no desenvolvimento da linguagem e no convívio com outras crianças, ensinam a compartilhar e até incentivam o trabalho em equipe.
Isso porque os brinquedos educativos são projetados para atender os pequeninos em suas mais variadas fases de desenvolvimento mental e físico.
Na forma de jogos, quebra-cabeças, letras e tijolinhos, podem ajudar no aprendizado da linguagem e da matemática.
Por exemplo, as crianças podem conhecer o alfabeto, através de cubos com letras, geometria, através de brinquedos de encaixe, podem aprender os números, por meio de dominós com números, brincar de construir cidades com os tijolinhos e fazer cálculos mentais que elas ainda nem saber que existem.
Outro ponto positivo dos brinquedos educativos é o estímulo à convivência. Com o crescimento da oferta de produtos tecnológicos, as crianças tendem a viver fechadas em seu mundo virtual.
Com os brinquedos educativos é o contrário. Elas são estimuladas a partilhar, buscar a ajuda de outras pessoas ou crianças para curtir o momento em sua companhia.
Brinquedos educativos de madeira, por exemplo, tem diversas vantagens, além do fato de serem ecologicamente corretos.
Duráveis e fabricados com tintas atóxicas, remontam há muitos séculos atrás. E até hoje, mesmo com o surgimento de novas tecnologias, ainda atraem e estimulam as crianças.
Além disso, o desenvolvimento de sentidos como a visão e o tato ficam muito mais apurados quando as crianças são as protagonistas da brincadeiras, ao invés de assumirem uma postura passiva quando só assistem as performances de brinquedos eletrônicos.
Brinquedos educativos: cada fase tem seu ponto de atração
Os brinquedos educativos atraem as crianças desde bebês. Entre 0 a 6 meses, tem nas cores e nos estímulos sonoros, além das texturas e aromas uma forma de apurar seus cinco sentidos.
Neste momento, móbiles coloridos e com ruídos são os indicados.
Um pouco mais velhos, os bebês querem apertar, sacudir e morder. Nesta fase, os chocalhos e brinquedos mais leves e macios são sucesso total!
Já os brinquedos educativos 1 ano, quando começam a interagir mais efetivamente com as pessoas, querem brinquedos educativos com mais estímulo visual.
Grandes peças de montar e encaixar divertem muito, além de bonecas de tecidos, livros de brinquedo com páginas em borracha e bem coloridos. Brinquedos de puxar e empurrar também são muito interessantes.
Os brinquedos educativos 2 anos a 3 anos, na fase da movimentação frenética e da imaginação intensa, quando já distinguem as cores primárias, brincar com bolas, blocos de empilhar e colocar em caixas, encaixar e desmontar, estão entre as prediletas atividades para crianças.
Além disso, instrumentos musicais, que podem ser de madeira, boliches, carrinhos e cavalinhos de balanço ganham a atenção deles.
Na fase de 3 a 4 anos, quando aperfeiçoam fala, coordenação, raciocínio e memória, já percebem causa e conseqüência, então é a hora de triciclos, aviões, trenzinhos, bolhas de sabão, caixas de areia e casinhas de bonecas.
Também apreciam massinhas, fantoches, jogos e quebras-cabeças simples, além de instrumentos como pianos e tambores.
Nesta fase também gostam de colorir e desenhar.
Brinquedos educativos: nível de exigência vai aumentando
Já mais maduros entre 5 e 6 anos, quando não só querem, mas precisam ter seu raciocínio estimulado é a vez de brincadeiras mais aprimoradas como dinheirinho de brincadeira, fazendinhas, cidadezinhas de montar, casas de bonecas com móveis a até cabanas de tecido.
Também estão muito indicados os brinquedos que favoreçam o estímulo da alfabetização.
Acima desta idade, os brinquedos educativos devem passar por formas e funções que desenvolvam a imaginação, o raciocínio lógico e os conceitos matemáticos.
Assim, os jogos de tabuleiro e de memória, além de quebras-cabeças mais elaborados começam a cair no gosto deles.
Confira abaixo alguns brinquedos educativos.
0 Comentários