facebook.com/guiamaecoruja/ Instagram Pinterest Google+ Twitter
ANUNCIE

Guia da mamãe

Materiais para tornar seu dia-a-dia mais prático; planilhas, templates, listas e muito mais !

Newsletter

Guia de fornecedores

Adotar criança: saiba tudo sobre esse assunto
outubro 20, 2017

Adotar crianca saiba tudo sobre esse assunto

Adotar criança é um ato de amor incondicional que deve vir associado à responsabilidade e compromisso, ou seja, é assumir o sentimento de maternidade ou paternidade por uma alguém que não é do seu sangue.

Antes de responder à questão de como adotar uma criança no Brasil é preciso saber que esse é um ato que exige paciência no país, pois o processo de adoção pode levar anos, mesmo com tantas crianças abandonadas nos abrigos.

Veja aqui como são as regras e tudo o que você deve saber para manter o firme propósito de adotar criança.

Como adotar uma criança: condições financeiras e emocionais

Quando uma mulher faz um  teste de gravidez atrás do outro e dá negativo, pode surgir para ela e o parceiro a questão: “como fazer para adotar uma criança?”

Quando a dúvida é: como fazer para adotar uma criança? Os primeiros requisitos são ter mais de 18 anos e condições financeiras e emocionais de cuidar dela.

Inclusive, se o desejo for manifestado por um casal, um dos dois deve atender ao requisito anterior. Além disso, os pais, ou um deles, também devem ser pelo menos 16 anos mais velhos que a criança.

O próximo passo é ir às Varas de Infância e Juventude da cidade ou região que o candidato a adotante more e fazer um cadastro. Lá os futuros pais são encaminhados para entrevistas, coleta de documentos e informações.

A primeira coisa que será avaliada, além dos requisitos legais básicos, são as condições emocionais dos candidatos.

Adotar criança é um ato definitivo e, por isso, não deve ser realizado para curar feridas ocasionadas pela perda de um filho biológico, ou pela necessidade de não envelhecer sozinho.

Também é importante saber que querer adotar criança também não pode acontecer por um desejo de fazer assistencialismo.

É lembrar-se que os pais deverão saber os cuidados com os bebês recém-nascidos, estarem dispostos e atentos com eles em longas noites sem dormir, cuidar do início da fase escolar, a convivência social, as orientações da adolescência, enfim, esse é processo é irrevogável, em qualquer fase que a criança estiver.

Então não adianta querer fazer o bem apenas naquele momento e depois devolver a criança. É preciso muita seriedade na reflexão quando se pensa em adotar criança.

Adotar crianca saiba tudo sobre esse assunto

Não é preciso ser casado para adotar criança

Uma das dúvidas de quem quer saber como fazer para adotar uma criança é se o candidato deve ser casado. Essa não é condição essencial, diversos aspectos serão analisados para credenciar o candidato à adoção.

As crianças adotadas devem ser verdadeiramente amadas e, por isso, os candidatos deverão desenvolver em si um sentimento legítimo e verdadeiro de paternidade e maternidade.

Nestas entrevistas, são avaliadas as possibilidades de que aqueles pais promovam todo o ambiente familiar adequado para as crianças que serão entregues ao seus cuidados, desde a parte financeira que vai garantir os cuidados e educação aos aspectos emotivos como carinho, afeto, limites e orientações para a vida.

Porém, se os casais estão se divorciando, por exemplo, o processo de adoção só terá continuidade se a convivência com a criança foi estabelecida antes da separação.

Padrastos e madrastas também podem adotar, desde que tenham vínculo familiar, assim como tios e primos também.

Adote uma criança: conta não fecha no país

Quando o casal ou candidato solteiro diz na entrevista “quero adotar uma criança” também será questionado o perfil da criança desejada.

E esse é um dos motivos pelos quais o número de crianças nos abrigos continua gigantesco no Brasil, enquanto do outro lado, há casais ou candidatos esperando há anos na fila da adoção.

A maioria imensa dos candidatos quer uma criança recém-nascida, branca e menina, enquanto nos abrigos, a  maioria é de meninos negros, com mais de 3 anos de idade, o que já é considerada uma adoção tardia.

Porém se os candidatos não tiverem preferência por sexo e etnia o processo poderá ser mais curto.

Outro aspecto que também dificulta e pode arrastar um processo por anos é o fato de a maioria das crianças não serem órfãos. Na verdade, estão nos abrigos porque a família de origem não tem estruturação, nem financeira, nem emocional, para cuidar daquela criança.

Adotar crianças no Brasil é um processo gratuito. Mas no caso de a criança desejada ainda ter laços familiares, mesmo estando em um abrigo, é preciso contratar uma advogado.

Após a conclusão da adoção, vai acontecer o cancelamento do registro original de nascimento e lavrado um novo com os dados do adotante.

Neste novo documento, não há qualquer indício de adoção. A criança adotada passa a ser um filho legítimo, com os mesmos direitos e deveres.

É importante saber que os pais que adotam também podem contar com a licença-maternidade de 120 dias. Desde 2014,  o INSS paga o salário integral aos pais adotivos neste período da licença.

Adotar crianca saiba tudo sobre esse assunto

Vínculos familiares podem prejudicar o processo de adoção?

Em casos de crianças para adotar abandonadas, com desestruturação familiar, o processo de adoção pode ser um pouco mais longo mesmo.

A Justiça vai conferir todas as possibilidades de aquela criança ser reintegrada à família.

Porém, caso isso não aconteça, e existam mais que uma criança da mesma família, como irmãos, se o casal ou adotante manifestar a intenção de adotá-los juntos o processo poderá ser agilizado.

Principalmente porque vai ser considerado que aquela criança, ao ser adotada com irmãos ou parentes com quem já têm vínculo, poderá ter seu processo de adaptação facilitada naquele novo seio familiar.

Quando uma criança ‘bate’ à sua porta?

Mas e se existe uma grávida que já manifeste a intenção de doar seu filho e procurar diretamente um candidato a adotante ou até mesmo deixarem um bebê na sua porta?

O correto é levar a criança ao Forum, que vai levá-la a uma assistente social.

Caso o adotante tenha real interesse naquela criança pode solicitar a guarda provisória e o processo segue. Ainda assim, o candidato deverá fazer o mesmo cadastro e passar pelas mesmas avaliações.

Apesar de muitos juízes levaram essa situação em consideração, alguns deles também poderão determinar que a criança seja encaminhada para  candidatos que estão na fila há mais tempo.

Candidatos podem recusar quando surge uma criança?

Quando os pais perguntam “como faço para adotar uma criança?”, passam pela entrevista e são credenciados, ficam em uma fila de espera.

Então, repentinamente eles podem ser qualificados para adotar alguma criança, então são convidados a conhecê-la no abrigo e posteriormente começará as visitas para convivência.

Mas e se não for estabelecida uma afinidade, os candidatos podem recusar, porque é muito importante saber que os laços deverão ser genuínos, sem dúvidas ou conflitos.

Porém, em casos de candidatos que realizem muitas recusas, pela Nova Lei da Adoção, a sua qualificação pode até mesmo ser reavaliada.

Como adotar uma criança da África ou de outro país

Adotar crianca saiba tudo sobre esse assunto

Mesmo com o imenso número de crianças no Brasil para serem adotadas, o exemplo de muitas celebridades podem inspirar candidatos a querer saber como adotar uma criança africana ou  ainda como adotar uma criança síria.

Casos por exemplo de Angelina Jolie, Madonna e até o casal brasileiro de celebridades, Geovana Ewbank e Bruno Gagliasso estão aí para confirmar.

Esses astros adotaram crianças africanas de países em conflito ou até de condições de pobreza extrema.

No caso da África, é exigido que os candidatos sejam um casal, com idade mínima de 25 anos, não tenham antecedentes criminais e sejam cidadãos nascidos ou naturalizados no país onde moram. Além disso, não poderão ter uma diferença de idade maior que 40 anos da criança desejada.

Na Síria, que é um país em conflito, não há regras claras a respeito do assunto adoção de crianças. O melhor meio é procurar a embaixada do país e levar a questão adiante.

Mas o maior cuidado em qualquer caso é lembrar-se que adotar criança não é brincadeira, não pode ser coisa de momento. É preciso realmente estar infinitamente disposto e ter muito amor!

Post Relacionados

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Post Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Como engravidar rapido 9 dicas e truques
Como engravidar rápido? 9 dicas e truques
Método Billings para engravidar
Método Billings para engravidar
Parto normal de gemeos sera que e possível
Parto normal de gêmeos: será que é possível?
Gravidez na adolescencia riscos e consequencias
Gravidez na adolescência: riscos e consequências
Alimentação |Nutrição Amamentação Calendário de Vacinação Comportamento Desenvolvimento Educação do bebe recém nascido Saúde do Bebe
Funchicoria vilao ou mocinho
Funchicória: vilão ou mocinho

A Funchicória é um fitoterápico conhecido por mães de várias gerações....

O que é o parto de lotus
O que é o parto de lótus?

O parto de lótus é uma prática que possibilita que o...

Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebes e crianças
Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebês e crianças

Quando os pais pensam no enxoval do bebê, às vezes, encontram...

Alimentação |Nutrição Calendário de Vacinação Comportamento Desenvolvimento Educação infantil Saúde da criança
O que é o parto de lotus
O que é o parto de lótus?

O parto de lótus é uma prática que possibilita que o...

Exercicios para criancas de acordo com a idade
Exercícios para crianças de acordo com a idade

Exercícios para crianças melhoram o desenvolvimento motor e intelectual, a autoestima...

Escola de Educação Infantil em São José dos Campos: os métodos de ensino
Escola de Educação Infantil em São José dos Campos: os métodos de ensino

Em breve começa a temporada das matrículas e você vai ter...

Brinquedos Jogos e Brincadeiras Livros Passeios Viagens
Jogos educativos para crianças de 2 anos
Jogos educativos para crianças de 2 anos

Brincar proporciona um desenvolvimento geral do ser humano, por isso, os...

Jogos para criancas de 11 anos divirta-se
Jogos para crianças de 11 anos: divirta-se

Os  jogos para crianças de 11 anos são maneiras de estimular...

Exercicios para criancas de acordo com a idade
Exercícios para crianças de acordo com a idade

Exercícios para crianças melhoram o desenvolvimento motor e intelectual, a autoestima...

Aniversário de menina Aniversário de menino Batizado Chá de bebê Comidinhas Datas Especiais Lembrancinhas
Decoração de príncipe: mais de 25 ideias para uma festa linda

Quem é mãe de menino sabe que uma festa com decoração...

X temas de decoraçao para cha de bebe
8 temas de decoração para chá de bebê

Depois de tantas expectativas ao longo da gravidez, chega a hora...

Checklist para aniversário da Frozen o que nao pode faltar
Checklist para aniversário da Frozen: o que não pode faltar

Desde o lançamento desta animação em 2014, o aniversário da Frozen...

Gêmeos Lista de Enxoval do bebê Quarto de menina Quarto de menino Utilidades
Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebes e crianças
Quais os tipos de travesseiro anti refluxo para bebês e crianças

Quando os pais pensam no enxoval do bebê, às vezes, encontram...

Baba eletronica conheca essa aliada
Baba eletronica conheca essa aliada

Cuidar do bebê não é tarefa fácil, mas ninguém pode dizer...

Como decorar um quarto de menina pequeno

Se você quer decorar um quarto de menina pequeno, saiba que...

Cotidiano Diário da Mamãe Carol Diário das Leitoras Receitas
Adotar criança: saiba tudo sobre esse assunto

Adotar criança é um ato de amor incondicional que deve vir...

Baba eletronica conheca essa aliada
Baba eletronica conheca essa aliada

Cuidar do bebê não é tarefa fácil, mas ninguém pode dizer...

a descoverta de uma gravidez gemelar
A descoberta de uma gravidez gemelar

Olhos arregalados, coração acelerado, lágrimas nos olhos, risada, emoção. Medo, amor...